Jean-Jaques Rousseau - Emílio


O meu amigo e colega Pedro Nunes da Silva, mandou-me hoje este texto. Vem mesmo a propósito das últimas páginas publicadas. Obrigada.

Jean-Jaques Rousseau
EMÍLIO
(a aprendizagem da leitura)

"A leitura é o flagelo da infância, e quase a única ocupação que se lhe sabe dar."
"A arte de falar aos ausentes e de os compreender, a arte de lhes comunicar, à distância, sem intermediário, os nossos sentimentos, as nossas vontades, os nossos desejos, é uma arte cuja utilidade se pode tornar sensível em todas as idades. Por que prodígio essa arte tão útil e agradável se teria tornado um tormento para a infância? Porque esta se vê obrigada a aplicar-se a ela, contra sua vontade, e porque lhe dão utilidades que a criança não compreende. Uma criança não se sente intensamente interessada em aperfeiçoar o instrumento de que se servem para a atormentar; mas fazei que esse instrumento sirva os seus prazeres, e ela rapidamente se dedicará a ele, mesmo sem o vosso esforço.

Todos se dão a muito trabalho para procurar os melhores métodos de ensinar a ler; inventam-se secretárias, mapas; transforma-se o quarto de uma criança numa oficina gráfica. Locke quer que ela aprenda a ler com dados. Não vos parece uma boa invenção? Um meio mais seguro que tudo isso, e que sempre é esquecido, consiste no desejo de aprender."

1 comentário:

  1. Mais um comentário aqui colocado a partir do e-mail:
    Ana Oliveira
    Cara amiga

    Tenho lido os textos e documentos que tens editado no teu blogue.
    São muito interessantes, e importantes nos dias de hoje em que as pessoas, que penso que deveriam ser educadoras, têm perdido muito de bom-senso nestas questões de das aprendizagens precoces, nomeadamente da leitura e da escrita.
    Para teres a noção de como estas questões já são tão antigas, junto envio-te algumas passagens do "Emílio" de Jean-Jaques Rousseau, editado pela primeira vez, salvo erro, em 1751, já lá vão mais de duzentos e cinquenta anos.
    Por cá, ao longo do tempo, também temos tido preocupações neste domínio, embora com soluções com pouca eficácia.
    É o que tenho andado a constatar nas diversas leituras que tenho feito.
    Presentemente tenho em mãos a tese de doutoramento de Rogério Fernandes - "Os caminhos do ABC - Sociedade portuguesa e ensino das primeiras letras".
    Com amizade
    Pedro Nunes da Silva

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