"Desde muito cedo, as crianças
sentem a necessidade de comunicar por escrito vivências, histórias, opiniões
pessoais.
No entanto, se apenas copiam
letras e palavras, levarão muito tempo para descobrir que a escrita constitui
uma tarefa necessária para a vida quotidiana. Se apenas escreverem para ser
corrigidas e avaliadas escreverão cada vez menos e cada vez com mais
insegurança.
Tal como a fala se desenvolve
e organiza em interacção com outros falantes, também a escrita se desenvolve e
organiza a partir da produção de escrita em interacção com outras crianças, com
o professor, com o meio mais alargado e distante.
A frequência e a diversidade
de práticas de escrita devem decorrer de situações com sentido social, isto é,
de situações em que escrever se transforma numa necessidade para os alunos e
num instrumento de comunicação.
A interacção entre crianças,
e entre estas e o professor, a propósito da escrita dos seus textos,
possibilita o diálogo, a troca de impressões clarificadora das ideias e conduz
ao progressivo domínio da estruturação da linguagem escrita.
A ajuda durante a produção de
textos pelas crianças é mais importante e mais eficaz para a aprendizagem da
escrita do que as correcções feitas pelo professor depois de os textos já
estarem escritos.
Uma das tarefas pedagógicas
do professor deverá consistir na criação de condições materiais para que os
alunos possam escrever: um ambiente rico em escrita ( textos produzidos
pelos alunos e trabalhados com eles, listas de palavras, livros, jornais,
registos das produções, cartazes…),uma área destinada à produção de escrita ( lápis, canetas,
computador e impressora…), um tempo destinado ao aperfeiçoamento de textos (
duas a três vezes por semana ).
Não se trata de escrever só
para o professor, mas de fazer múltiplas experiências de escrita para ler a
toda a turma, a um grupo, a um companheiro e também ao professor.
Tais experiências consistem,
nomeadamente em reformular, desenvolver, sintetizar, melhorar os textos, para
que estes sejam cada vez mais legíveis e correspondam cada vez mais àquilo que
se quer dizer."
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