A Produção de Escrita Pelas Crianças


"Desde muito cedo, as crianças sentem a necessidade de comunicar por escrito vivências, histórias, opiniões pessoais.

No entanto, se apenas copiam letras e palavras, levarão muito tempo para descobrir que a escrita constitui uma tarefa necessária para a vida quotidiana. Se apenas escreverem para ser corrigidas e avaliadas escreverão cada vez menos e cada vez com mais insegurança.

Tal como a fala se desenvolve e organiza em interacção com outros falantes, também a escrita se desenvolve e organiza a partir da produção de escrita em interacção com outras crianças, com o professor, com o meio mais alargado e distante.

A frequência e a diversidade de práticas de escrita devem decorrer de situações com sentido social, isto é, de situações em que escrever se transforma numa necessidade para os alunos e num instrumento de comunicação.

A interacção entre crianças, e entre estas e o professor, a propósito da escrita dos seus textos, possibilita o diálogo, a troca de impressões clarificadora das ideias e conduz ao progressivo domínio da estruturação da linguagem escrita.

A ajuda durante a produção de textos pelas crianças é mais importante e mais eficaz para a aprendizagem da escrita do que as correcções feitas pelo professor depois de os textos já estarem escritos.

Uma das tarefas pedagógicas do professor deverá consistir na criação de condições materiais para que os alunos possam escrever: um ambiente rico em escrita ( textos produzidos pelos alunos e trabalhados com eles, listas de palavras, livros, jornais, registos das produções, cartazes…),uma área destinada  à produção de escrita ( lápis, canetas, computador e impressora…), um tempo destinado ao aperfeiçoamento de textos ( duas a três vezes por semana ).

Não se trata de escrever só para o professor, mas de fazer múltiplas experiências de escrita para ler a toda a turma, a um grupo, a um companheiro e também ao professor.

Tais experiências consistem, nomeadamente em reformular, desenvolver, sintetizar, melhorar os textos, para que estes sejam cada vez mais legíveis e correspondam cada vez mais àquilo que se quer dizer."

 * In Criar o Gosto pela Escrita pág. 86 e 87
 







Sem comentários:

Enviar um comentário