A Preocupação com o Comportamento Adequado a Uma Menina

(Por vezes era necessário solicitar a ajuda divina)










“Minha querida Ana Maria Desejo também que estejas melhorzinha e não tenhas ralado a Mamã conforme me prometeste antes de te ires embora: Não te esqueceste de dar os parabéns à mamã?
Se fores boazinha mando-te o teu boneco que chora já vestidinho e arranjado (…)















“Minha querida Anita não imaginas como me lembro de ti. Faço os melhores votos para que todos estejam de boa saúde (…) Não tens ralado a tua mãezinha? Olha que o menino Jesus já anda a ver quais são as meninas que se portam bem. Beijinhos dos avós Domingos e Cesária”





E não é que isto funcionava, ou no meu caso parecia funcionar, ajudando a criar o tal sentimento judaico cristão de que hoje tanto se fala.


Como exemplo aqui está uma carta minha dirigida a:






 "Querido Menino Jesus
Eu sei que tenho sido má, mas tu és amiguinho de todos os meninos, e tudo lhes perdoas. Prometo não fazer mais maldades e vinha pedir-te o favor de pores no meu sapatinho os brinquedinhos que te vou pedir 1 tábua de passar a ferro eu gostava muito de outras coisinhas mas não sei se o Menino Jesus mas pode dar por isso me contento com o que me poder dar. Agradeço-te muito e envio-te muitos beijinhos Ana Maria"



Como uma carta, não era uma verdadeira carta se não tivesse resposta, havia sempre esse cuidado. Servia também para reforçar a necessidade de bom comportamento. (não corresponde à carta anterior, mas é só um exemplo).


"Querida Anita.  Bonecos que façam chi-chi, não há na nossa fábrica, mas espero que gostes desse que te envio e não estragues os brinquedos porque senão nunca mais te dou mais nada. Tens de ser uma menina boazinha e obediente, não rales os Papás nem Avós e para o próximo ano já tens de ir para a escola, para me poderes escrever uma cartinha. Vou muito carregado com o tanque mas gostava de te fazer a vontade, para que tu também me faças a vontade a mim de te portares sempre bem. Beijos do teu amiguinho Menino Jesus"


2 comentários:

  1. Comentário a partir do e-mail ( Zé Gouveia):
    "Já comecei e como deves calcular memórias semelhantes surgem logo em todos nós... começando pelos famosos postais... vou querer ler tudo de uma vez e em papel pois luxos antigos... Obs: Na transcrição dos textos dos postais da tua avó há erros de ortografia clássicos mas que não detectei na escrita original da srª tua avó ( Esqueces-te prometes te ... honra seja feita no original vejo a perninha do t e não um traço como em outras palavras. Foi de propósito? Um abraço."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé, obrigada pela chamada de atenção. Já está emendado prometeste / prometes-te;
      esqueceste/ esqueces-te.
      Quando vires mais erros agradeço a chamada de atenção.

      Eliminar