Recomeçar

Em primeiro lugar vou-lhes contar porque deixei de escrever no blogue.


Há uns tempos atrás, no jornal “Dica da Semana” do LIDL, li uma notícia sobre uma nova Associação que se iria chamar “Arquivo de Diários”. Vi que tinha uma parceria com a Biblioteca de S. Lázaro, em Lisboa, e se propunha, entre outras coisas, preservar diários e documentos de pessoas comuns.

Para incentivar esse desígnio, lançaram o concurso “Conta-nos e Conta Connosco”, em que como se podia ler no cartaz “Diários; cartas e todo o tipo de material escrito de carácter autobiográfico podem tornar-se um livro”.

Fiquei entusiasmada, e pensei - Vou concorrer! Li o que pediam, e dediquei-me a seguir os tramites indicados. Imprimi o blogue, fiz uma cópia em “suporte informático”. No dia em que acabava o concurso, um dia de frio e chuva torrencial, meti pés a caminho e lá fui eu entregar a minha obra “literária”.

Lá ler o Regulamento do Concurso eu li, só que havia uma frase que ignorei: “Não serão admitidas a concurso obras já difundidas através de outros canais, como a internet”. Como me foi dito que havia mais concorrentes com o mesmo problema, achei que ainda havia esperança. Acabei com o blogue e, fiquei à espera do dia 16 de outubro, dia em que saiam os resultados.

Conclusão: nesse dia soube que não tinha sido admitida a concurso. Foi o chamado "Grande Melão"

Mas enquanto esperava pelos resultados, setembro voltou e com ele, um novo ano lectivo. As escolas abriram, as colegas educadoras e professoras começaram a publicar e a partilhar notícias das suas salas… e eu, a reformada, com tempo, e vontade de escrever, para aqui à espera do nada…

Lá vontade de escrever eu tinha, no entanto, este grande interregno parecia que me tinha bloqueado! Escrever o quê? Poemas? Contos? Não tenho verve…  Mais recordações do meu tempo de Escola? Chegou…

Também pensei que já não tinha muito mais para lhes contar sobre a escrita e a leitura, mas se calhar continuo a ter.

Desde o passado ano lectivo que comecei a fazer alfabetização de adultos, e desde essa altura que me apeteceu contar-lhes alguns aspectos dessa aventura, sim porque de uma aventura se tratou e vai continuar a tratar. Mas, no entanto, parecia que alguma coisa me travava. Eu sei o que era e penso que vocês também vão perceber.

No entanto, como:
- Me apetece escrever;
- Tenho material que encaixa bem no tema “A Escrita na Vida de Uma Educadora”;
- Cá vai outra vez!

E a partir de agora, essa aventura vai passar a estar neste blogue.

Mas como é preciso começar por algum lado, vou-lhes contar como a “coisa” se passou:

Andava eu um dia a passear num Centro Comercial perto de casa, quando encontro a Cristina. Fiquei contente, a Cristina é uma amiga que já conheço há muitos anos. De origem Cabo Verdiana cresceu e viveu num bairro aqui em S. Domingos de Rana, daqueles que agora são considerados “problemáticos” ... 

Quando a conheci andava ela no 12º ano, e trabalhava no “Pingo Doce”. A trabalhar entrou para Sociologia. A trabalhar e a estudar fez o “Erasmo” em Barcelona. A trabalhar fez a Licenciatura, o Mestrado, o Doutoramento. É uma força da natureza, determinada, alegre, comunicativa.
Para além de gostar dela, admiro-a!

Depois de contentes nos abraçarmos, ela perguntou o que eu fazia, interrogando-me sobre se fazia algum tipo de voluntariado.

Lá lhe disse que até então não tinha estado para aí virada, porque ainda não tinha encontrado nada que me satisfizesse.

- Um dia destes telefono. Sei de uma “coisa” que vai mesmo com a tua cara! É na “Kutuca”, sabes o que é?

- Sei, é a Associação do teu bairro, só ainda não conheço o espaço, mas votei nela no Orçamento Participativo de Cascais.


“Acerca da Kutuca”

"A KUTUCA - Associação Juvenil do Bairro das Faceiras surge formalmente no dia 8 de Março de 2012, embora a sua origem remonte a Abril de 2011, altura em que um grupo de 5 jovens começou a desenvolver voluntariamente actividades de ocupação de tempos livres para as crianças do Bairro.”

“O Bairro das Faceiras, com cerca de 80 fogos, é na sua grande maioria, de construção pré-fabricada e visou inicialmente o acolhimento, a preços reduzidos, de pessoas oriundas das antigas colónias portuguesas em África, mas também provenientes de várias zonas do interior de Portugal. Trata-se, portanto, desde a sua génese de um bairro multicultural, com carências socioeconómicas e situado numa das freguesias mais pobres do concelho: S. Domingos de Rana.

A KUTUCA tem como finalidade a promoção da inclusão social das crianças e jovens do Bairro das Faceiras, seguindo para isso uma estratégia integrada, isto é, directamente orientada para os jovens e crianças do Bairro das Faceiras, mas dentro do possível envolvendo a população em geral, do Bairro e da localidade, e as instituições locais”. 

(Dados retirados do FB do Espaço Comunitário do Bairro das Faceiras)


Em 2012 a Associação concorreu ao Orçamento Participativo de Cascais, para a construção do Espaço Comunitário do Bairro.



Em 2014, o espaço foi finalmente inaugurado com uma grande festa


“Grande momento este na vida da KUTUCA e do Bairro das Faceiras: a celebração da concretização de um projecto que há muito lutávamos para conseguir. Foi uma grande festa, estamos muito contentes! "





Eu não fui à Festa!








Sem comentários:

Enviar um comentário